domingo, 18 de setembro de 2011

Equipamentos para Motociclistas


ARMADURA??? 

Parece tão óbio o assunto que estaremos abordando, mas quando olhamos as estatísticas mostra que 87% dos motociclistas não está trajando roupas APROPRIADAS (diga-se com proteção nas zonas de impacto) no momento do acidente. Há algums ainda que fazem de sua pele um verdadeiro churrasco grego ao se envolver em acidente sem ao menos uma boa blusa, calça, luvas e o capacete. Já abordamos matérias sobre a pilotagem defensiva, convém dar uma olhada nos vídeos explicativos.

http://abcmotoclube.blogspot.com/search/label/Pilotagem%20Defensiva


Os capacetes


Usar um capacete não é apenas uma questão de bom-senso (pesquisas médicas demonstram que o crânio humano é incapaz de suportar um impacto acima de 17 km/h sem sofrer lesão grave), mas também uma exigência legal, cujas condições de aplicação foram estreitadas mais recentemente.

Embora um capacete precise ser leve, seu tipo precisa ser devidamente aprovado com base em certos padrões.


Vestimentas para Motociclistas


 Durante muito tempo, o mito sobreviveu ao teste do tempo: motociclista era sinônimo de couro.

 O couro ainda tem seus muitos pontos positivos, mas está encontrando dificuldade de manter a sua supremacia diante da evolução dos materiais sintéticos. 
Usar vestimentas adequadas não é somente uma excelente garantia em caso de acidente; isso também reforça a sua segurança passiva por combater choques térmicos, protegendo-o, assim, contra fadiga.

Proteções para motociclistas


 De couro ou sintéticas, a maioria das vestimentas para uso numa motocicleta oferece agora proteção nas articulações, nos ombros e cotovelos.

Proteções De couro ou sintéticas, a maioria das vestimentas para uso numa motocicleta oferece agora proteção nas articulações, nos ombros e cotovelos.
 Às vezes, pode ser encontrada até proteção dorsal ou, no mínimo, um local onde inserir um protetor dorsal. Contudo, não basta simplesmente inserir um pouco de espuma para apregoar melhor segurança. Os protetores também precisam atender aos padrões europeus, 1621-1 para os ombros e cotovelos, 1621-2 para o dorso.

  

 




Protegendo os membros

  Para pilotar confortavelmente, você necessitará de mais do que uma boa jaqueta.
  Tendo em mente que o corpo se resfria primeiro, e principalmente, através dos membros, você também precisará investir num bom par de botas e luvas, preferivelmente de couro.

  As mesmas regras se aplicam: busque segurança com elementos reforçados, bem como conforto, graças a inserções impermeáveis que respiram.


  

 

A cabeça
Seu capacete deve ter espaço suficiente para deixá-lo respirar; e deixar entrar um pouco de vento para evitar o embaçamento. Sua cabeça está também exposta a uma corrente de vento, que no inverno pode gerar um certo  incómodo.
Existem três tipos de vestimentas para manter a sua cabeça aquecida:
  • O gorro em acrilico ou seda, na primeira camada.Você somente necessita ver se o buraco para os olhos estão corretos para não obstruir o seu campo de visão. Isto deverá ser experimentado com o capacete.
  • Depois um cachecol, normalmente em um material térmico,é uma medida eficiente contra correntes de vento.
  • E para aqueles que sentem mais frio, existem proteções aquecidas. E importante se certificar de que toda esta quantidade de roupa não está dificultando a sua movimentação.




  


 


Luvas
Muito é exigido das luvas: proteger contra o frio e a chuva, continuando suficientemente flexíveis permitindo um bom poder sobre os controles, mas também devem ser resistentes suficientemente em caso de queda.
Luvas de motocicletas geralmente caem em duas categorias, e cada uma tem uma sub categoria.
  • Chamadas de luvas de "inverno", são mais grossas e geralmente em couro com diversas membranas, para serem à prova d´água e arrejadas. O progresso em membranas trouxe grande ajuda, pois elas são mais finas e mais facéis de montar do que no passado.
  • Luvas de verão são obviamente mais leves, e mesmo assim são à prova d´água.
  • Luvas especializadas são menos versáteis: luvas off-road são extremamente macias, e aquelas para corridas são mais rígidas para proteção a impacto em alta velocidade; algumas delas tem os dois últimos dedos em um só para evitar a quebra dos mesmos.


    




 


Botas
Ao contrário de dirigir um carro, pilotar uma motocicleta é mais prático. Os pés tem um papel menor em relação às mãos, as botas podem conseqüentemente ser mais rígidas, e é fácil produzir  um equipamento quente e impermeável. Mais uma vez, o ideal são botas de couro, alinhado com as inserções arejadas e impermeáveis.
Certifique-se de que o sistema do fechamento garanta sua impermeabilidade. Por razões de conforto, e a fim de usá-las no inverno com meias grossas, é uma boa idéia comprar botas de um tamanho maior que o normal. Os pés de algumas pessoas tendem a inchar durante o dia: assim este conselho aplica-se ainda mais!
Por razões de segurança (diversos motociclistas subestimam os terrivéis ferimentos causados aos pés em caso de um acidente!), sua bota deve ter inúmeros reforços.Da mesma forma, para uso repetitivo na cidade, solas anti derrapantes são uma escolha pratica.
Algumas botas de corrida, que quase se moldam aos pés, são mais complicadas de serem calçadas (com inserções internas e diversos prendedores); é você quem deve decidir qual é a melhor opção para o seu dia-a-dia e onde você ira trafegar com ela.


   






http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/14870.html
http://www.elfmoto.com.br/Lub/lubBR.nsf/VS_OPM/C1256F8E00532C78C125717100453DA2?OpenDocument
http://forum.hardmob.com.br/threads/233732-Roupas-especiais-pra-proteger-de-acidente-de-moto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar perguntar alguma coisa, deixe o seu email na mensagem que entraremos em contato, ou se preferir envie sua mensagem para abcmotoclube@gmail.com

Um abraço
ABCMOTOCLUBE