terça-feira, 1 de novembro de 2011

Morte na MotoGP - A Pilotagem depende de muitos fatores...


Por Reinaldo Lobo
Noticiado a morte de um PILOTO da motoGP fiquei pensando:

Mas não era um PILOTO de moto?
Não estava em uma pista exclusiva e projetada para este fin.?
Tinha treinamento e condicionamento além de equipamento de competição para competir?
Não havia um pronto atendimento por parte da organização?

A resposta para estas perguntas é: SIM, havia o que há de melhor para a realização do evento, treinamento e condicionamento para os PILOTOS correrem.

Mas por que houve o acidente?
Imprevisto? Imprudência? Imperícia ou falta de sorte, ou tudo isto junto?

Há vários fatores que levam a um acidente de moto, aliás, são inúmeros, mas iremos citar algum e se você percebeu que isto é sim um fator de risco no seu trajeto ou percurso, preste mais atenção a partir de agora.

1. Fechada de carro, caminhão, moto, ciclista etc. (Falando ao celular, por inexperiência, negligência imprudência ou imperícia)

2. Pista (molhada, areia, óleo, obstáculo, obras, animais na pista ou no volante, etc).

3. Trajeto (desconhecido, ou com algum bloqueio na pista, etc).

4. Velocidade (excesso dela, ou FALTA dela, ou até mesmo PARADO pode causar um acidente).

5. Habilidade (em uma moto você é chamado de PILOTO, então se subentende que tenha de ter algumas habilidades diferentes de um "motorista" para poder pilotar uma moto. Sem considerar as pessoas que usam o veículo sem estar devidamente habilitada, ou aquelas que mesmo que estejam não tem a devida habilidade de conduzir o veículo em questão).

6. Uso de bebidas ou drogas (fator multiplicador de um acidente aumenta consideravelmente a gravidade dos envolvidos, muitas vezes fatais para alguns dos envolvidos).

7. Disposição física (Sono, cansaço, emocionalmente afetado, stress, etc. Considerando estes fatores agravadores, a título de comparação: Uma pessoa com sono de 10 a 12 horas sem dormir, estar na mesma situação de uma pessoa que ingeriu 6 a 7 latinhas de cerveja! Os outros fatores considerados pode ser um agravante de somados a outros como: SONO + BEBIDA + DROGAS o resultado não será muito bacana!);

8. Estar devidamente EQUIPADO (Pesquisas apontam que mais de 64% dos acidentados de MOTOS, não trajavam roupas que protegem devidamente o envolvido (com proteção e resistente ao atrito), muitos deles estava sem o capacete!).

9. Seqüência de fatores (Estar apressado, irritado, ou simplesmente corre sem necessidade ou causa aparente, sem atenção, falando no celular, fugindo de uma tentativa de assalto, o desrespeito das leis de trânsito por parte dos envolvidos (por exemplo: cruzar o farol vermelho) ou olhando a gostosona passar!).

10. Achar que PODE TUDO! (Simplesmente você não pode tudo, não queira saber disto do modo ruim!)

11. A soma de algumas destas possíveis causas!

... e várias outras variáveis infinitamente.

POR QUÊ???
A morte do italiano Marco Simoncelli na etapa da Malásia, neste domingo 23/10/11 , foi recebida com muita tristeza por seus companheiros da MotoGP. Após a prova, que acabou sendo cancelada após o acidente, ainda na primeira volta, os pilotos não escondiam a emoção e demonstravam consternação com o ocorrido. O acidente aconteceu ainda na primeira volta da prova. O piloto não resistiu aos traumas sofridos na cabeça, no peito e no pescoço, após cair na pista e ser atropelado pelas motos de Colin Edwards e Valentino Rossi.







Alguns relatos de pessoas que se envolveram em acidente de trânsito:

Meu maior medo é ficar paralítico. O médico disse que vou ter que fazer bastante fisioterapia, mas vou ficar bom. Eu tenho pensado na minha família, porque estou desempregado e não sei quando vou poder trabalhar outra vez, também não sei o que vai acontecer comigo. (condutor de automóvel, 31 anos).

 Teve dias em que fiquei bastante nervoso pensando em
tudo o que aconteceu, tudo o que eu fiz que eu poderia ter evitado. Às vezes a gente só aprende quando acontece uma desgraça como essa.(passageira de automóvel)

A parte mais difícil está sendo a recuperação, porque eu ainda não sei se o tratamento vai dar certo. Eu ainda estou irreconhecível, com a cabeça raspada por causa da cirurgia, inchada de tanto soro, deformada mesmo, então está sendo muito difícil para mim.
Às vezes eu me olho no espelho e não me reconheço, porque tudo mudou em mim, não só fisicamente, mas também os sentimentos. (Motorista de automóvel)

Antes eu achava que tinha domínio sobre a minha vida, agora não, eu tenho que ficar aqui deitada, parada, aguardando alta, não posso fazer nada até me recuperar.
(Mulher, passageira de automóvel 25 anos).

De um modo geral, os entrevistados sustentaram que o problema não é o carro em si, mas o motorista que o conduz inadequadamente.
Já a motocicleta foi percebida como um tipo de veículo
que contém uma ameaça muito maior à segurança física. Mesmo assim, apenas uma entrevistada decidiu enfaticamente "nunca mais"
andar de motocicleta, sem estender essa decisão para os automóveis.
Os demais chegaram, no máximo, a dizer que não sabiam se voltariam
a conduzir ou andar nesse tipo de veículo


ALGUMS PORQUES (CAUSAS)

Eu estava muito ansioso e muito apressado, porque eu ia visitar a
minha namorada, a gente tinha discutido por telefone, então, eu
estava querendo chegar logo lá. Todos os dias eu acordo e penso que,
se eu tivesse tido mais cuidado, se eu não estivesse tão estressado,
nada disso teria acontecido.
  (motoqueiro, 38 anos).
Eu estava trabalhando de segunda à segunda, era direto, sem folga,
tinha dia que eu entrava às 22:00h e saia às 11:00h do outro
dia. O acidente aconteceu porque eu saí tarde aquele dia, estava
fazendo hora extra e estava muito cansado. Eu vinha correndo,
mas era o outro carro que deveria parar no cruzamento. Não deu
tempo de frear a moto, eu bati na porta dele e voei por cima do
carro. Acho que vai demorar um bom tempo antes de poder operar
as máquinas de novo na fábrica.

Quantos amigos, parentes e conhecidos iremos ver sofrer na pele ou no
sentimento as dores de uma irresponsabilidade por parte de alguns dos envolvidos no
acidente? Está na hora de mudarmos o nosso modo de pensar, de agir e se posicionar no trânsito.
A palavra para esta afirmação é: EDUCAÇÂO NO TRÂNSITO!

Termino este "desabafo" com os dizeres de um cartaz na empresa que trabalho:
"Cuidado, existe alguém que lhe espera em casa!"

 Para mais informações leia e veja os vídeos relacionados ao assunto: Acidente de moto, Pilotagem defensiva, Carro X Moto.

Um agradecimento ao meu amigo e irmão: Amaral Instrutor - Sempre com seus puxões de orelha e aquela palavra amiga, um abraço, feliz aniversário e muitos quilômetros de vida, para todos nós!!!

Considere este vídeo abaixo!






Envie para um amigo motociclista, pedestre, motorista ou piloto que você conheça! Um abraço a todos os amigos e leitores deste humilde blog, VIVA!

FONTE de pesquisa:
Leia este maravilhoso artigo:  http://www.scielo.br/pdf/psoc/v15n2/a08v15n2.pdf
ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS
VÍTIMAS EM CAMPINAS por Universidade de Campinas -UNICAMP

Marcos S. Queiroz
Patricia C. P. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar perguntar alguma coisa, deixe o seu email na mensagem que entraremos em contato, ou se preferir envie sua mensagem para abcmotoclube@gmail.com

Um abraço
ABCMOTOCLUBE