segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A História da Suzuki


suzuki-logo

Em 1909, quando a empresa foi fundada por Michio Suzuki, na pequena aldeia de Hamamatsu, no Japão, eram teares que saíam de sua linha de produção. Após 30 anos dedicando-se exclusivamente ao desenvolvimento e à produção dessas complexas máquinas, Michio percebeu que deveria diversificar seus negócios.
 Não porque o mercado têxtil estivesse mal. Seus teares foram desde o início um sucesso de vendas. Mas, na visão do empreendedor, era preciso expandir. Analisando as demandas do consumidor da época, Suzuki decidiu produzir carros compactos. Assim, em 1937, começam a ser feitos os primeiros projetos de carro da futura montadora e, em apenas dois anos, a Suzuki já exibe inúmeros protótipos construídos.
Depois da guerra, os japoneses sentiram necessidade de um transporte pessoal, disponível e seguro. Várias empresas começaram a oferecer máquinas movidas a gás que podiam ser fixadas à bicicleta comum. O primeiro esforço da Suzuki no mundo de duas rodas apareceu, em 1952, na forma de uma bicicleta motorizada chamada Power Free.
Suzuki Powerfree1 952
Suzuki Powerfree1 1954
Projetado para ser barato e simples de construir, o modelo contava com um motor dois tempos de 36cc. E assim nasceu a Suzuki Motor Corporation. Em 1954, quando a produção mensal de motocicletas já chegava à marca das 6.000 unidades, a empresa criou o Suzulight, pequeno automóvel que deu início à era dos compactos no Japão. Dotado de motor dois tempos de 360 cm³ e suspensão independente, o carro foi um dos pioneiros nos projetos de tração dianteira no país.
Ao mesmo tempo em que foi expandindo suas fábricas e revendas para outros países, a Suzuki aumentou significativamente sua linha de veículos.
Suzuki Suzilight
Suzuki SuziLight

Depois que o Sr. Suzuki Jidosha kogyo assume o comando da empresa, seu símbolo passa a ser “SJK”, iniciais do Sr. Suzuki.
 Em 1959, todos os modelos passam a ter o famoso “S” nas laterais do tanque e do motor das motos fabricadas.
Suzuki Chair Z600
Suzuki Chair Z600

Nos anos 60, além dos scooters, haviam as motos A100, A50 e A80, todas com 5 marchas e ótima performance na cidade.
A série Scooter começou com a FR 50
SuzukiFR50
A Suzuki teve um enorme sucesso quando lançou no mercado a série “TM” , que era voltada para o trail e competições, logo depois essa série passaria a ser “TS”, mais uma vez inovando e saindo na frente de seus concorrentes com novidades e excelentes motos. Em 1971, a Suzuki lança as TS 125, TS 185 e TS 250.

000
A TM 400 foi a primeira moto fabricada exclusivamente para o cross e competições, sendo substituída mais tarde pela série “RM”.

 6

Em 1968, teve início o desenvolvimento do primeiro mini-carro com tração nas quatro rodas, o LJ, que dois anos mais tarde passaria a ser comercializado com o nome de Jimny. A diversificação veio também nas áreas de atuação. Com o nome já reconhecido por suas motocicletas, carros e motores de popa, a Suzuki entra, em 1974, no campo de equipamentos médicos (com a comercialização da cadeira de rodas motorizada Suzuki Motor Chair Z600) e de imóveis (com a produção de casas pré-fabricadas).

Suzuki LJ 1968
Suzuki LJ 1968
 Em 1982, a empresa inova mais uma vez e dá início ao próspero mercado de veículos para todos os terrenos, lançando o quadriciclo QuadRunner LT125, posteriormente copiado por outras empresas. Além das pesquisas realizadas em laboratórios, outras fontes de informações para o desenvolvimento de tantos produtos inovadores foram, e continuam.
SuzukiQuadRunner 
QuadRunner LT125

 Mais uma vez sendo a pioneira em tecnologia,em 1972 a Suzuki inovou com a GT 750, pois essa moto possuía três cilindros em linha e refrigeração líquida, um grande avanço para a tecnologia da época.

Suzuki GT750
Suzuki GT750
 Em 1976, a Suzuki surpreende a todos os seus clientes com o anúncio do lançamento da GS 750, que chegou para competir com a Honda e Kawasaki.
Com o lançamento da Katana, em 1981, a Suzuki mais uma vez saiu na frente com o banco junto ao tanque e as coberturas laterais, realçando o estilo esportivo da moto .
Suzuki Katana 1981
Suzuki Katana 1981
  Em 1986 surge a Intruder VS 750 GL, uma custom parecida com uma Harley, mas com ótimas modificações como, motor em “V” com dois cilindros, quatro válvulas por cilindro, refrigeração líquida, e mais tarde, em 1987, surge a Intruder VS 1400 GL

Suzuki Intruder VS 1400 GL
Suzuki Intruder VS 1400 GL

A série GSX
SuzukiGSX750F
O modelo DR foi melhorado em 1990 com a DR 800 S, com seus 779c e várias outras melhorias para todos os usuários de Off-Road.
SuzukiDR800
Atualmente a suzuki conta com uma linha bem variada de motos de pequena cilindrada como as burgman e yes 125 até a mítica hayabusa 1300 , passando por todos os estilos – street – custon – supersport …..



Suzuki YES 125
Suzuki YES 125
Suzuki Burgman 125
Suzuki Burgman 125
BoulevardM800-1
Suzuki Boulevard M800

Suzuki_Hayabusa-1
Suzuki Hayabusa

Suzuki GSXR1000
Suzuki GSXR1000

Os slogans
Way Of Life!
Ride The Winds of Change.
Make it Unique.
(2001)
-

 -suzuki_biplane_1
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação:
1909
● Fundador: Michio Suzuki
● Sede mundial: Hamamatsu, Shizuoka, Japão
● Proprietário da marca: Suzuki Motor Corporation
● Capital aberto: Sim (1949)
● Chairman & CEO: Osamu Suzuki
● Presidente:
Hiroshi Tsuda
● Faturamento: US$ 30 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 274.3 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (junho/2009)
● Fábricas: 35
● Vendas globais: 2.493.657 (veículos) e 3 milhões (motos)
● Presença global: 192 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
45.000
● Segmento:
Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e motocicletas
● Slogan:
Way Of Life!
● Website:
www.globalsuzuki.com
-
A marca no mundo
O que era um pequeno grupo de engenheiros dedicados a projetos a melhor maquinaria de tecelagem do mundo, cresceu e se tornou uma companhia global de quase 45.000 funcionários que desenvolve e vende automóveis, pequenos caminhões, motocicletas, scooters, quadricíclos e motores de popa em mais de 190 nações. Nos Estados Unidos, um dos mercados vitais para a marca, a SUZUKI está presente através de uma rede de aproximadamente 400 revendedoras automotivas em 49 estados. São mais de 2.4 milhões de veículos e 3 milhões de motocicletas vendidos por ano em todo o mundo, transformando a SUZUKI na 12ª montadora do planeta.
-
Você sabia?
Além das pesquisas realizadas em laboratórios, outras fontes de informações para o desenvolvimento de tantos produtos inovadores foram, e continuam sendo, as competições, onde a SUZUKI possui uma enorme tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar perguntar alguma coisa, deixe o seu email na mensagem que entraremos em contato, ou se preferir envie sua mensagem para abcmotoclube@gmail.com

Um abraço
ABCMOTOCLUBE