domingo, 7 de outubro de 2012

Nós MOTOCICLISTAS, temos direitos, e deveres!!!


Por Reinaldo Lobo - ABC MOTO CLUBE 
Este blog é para falar sobre motos, por isso me sinto no direito de falar também sobre os acidentes e mortes que acontecem no trânsito todos os dias.

Há um tempo atrás foi notícia em vários portais uma briga de trânsito entre um motociclista e uma motorista de um Palio Weekend (está no vídeo abaixo da record), o que me fez ficar indignado a ponto de duvidar que ainda existam pessoas no trânsito, não defendo aqui nenhum dos envolvidos, a falta de paciência é um fator multiplicador.

Sejamos todos sinceros: Você segue a risca as leis de trânsito?
Um confessa pilotar pela calçada, quando está com pressa, outro “costura” o trânsito e quando sai por perto de casa não usa capacete. Outro motociclista diz andar, às vezes, acima do limite de velocidade e avançar o sinal vermelho.

Um motorista de carro diz que não deixa espaço no corredor, se os motoqueiros quiserem ande atrás do carro, outro muda de faixa sem dar seta, e outro diz que não se importa com os motoqueiros...
Atitudes de desrespeito às leis de trânsito, somada à grande quantidade de veículos nas ruas, e atitudes como ambas, de carro ou moto, podem colocar vidas em risco.

O trânsito das grandes cidades está cada vez mais violento, com índices de acidentes e mortes sempre crescendo, não adianta qualquer campanha feita pelo Governo para respeitar as leis, as pessoas quando entram no carro, ou moto, perdem a noção da realidade e se tornam ferozes, mais fortes, como se estivessem no poder de uma arma de fogo.

Falando em arma de fogo, fazendo uma pesquisa rápida na internet, li que morrem quase 35 mil pessoas por ano atingidas por arma de fogo no Brasil, enquanto números do DPVAT revelam que morrem 160 pessoas por dia no trânsito, totalizando mais de 58 mil pessoas no período de um ano, é inaceitável um número tão alto quanto esse.

Não podemos colocar a culpa só na falta de fiscalização do trânsito, claro que é necessário que exista alguém que seja responsável pela fiscalização, mas em cidades grandes como São Paulo, o número de agentes de fiscalização de trânsito não supre a grande necessidade existente, por isso as pessoas se sentem no direito de desrespeitar as leis e ultrapassar os limites de velocidade, dirigir alcoolizado, andar de moto sem capacete, dirigir sem cinto de segurança, falar ao celular, vendo TV no GPS, ouvindo som no ultimo volume, e tantas outras infrações que vemos por aí.
E na maioria dos casos, 89% dos carros, caminhões e ônibus envolvidos, não tinha "visto" o motociclista, não estava com total atenção no trânsito, ou simplesmente achou que tinha preferência do que a moto, resultado. ACIDENTE.

A mídia influencia na grande maioria NEGATIVAMENTE nesta guerra. Abaixo vídeo do  blog MotordoMundo  postou: (TV RECORD) O lutador Anderson Silva ENFRENTA MOTOBOYS EM SP, ele aceitou o desafio (BRINCADEIRA DE MAU GOSTO) do Programa da Tarde e saiu pela cidade com um adesivo provocativo no vidro do carro: ATENÇÃO: NÂO TENHO MEDO DE MOTOBOY; Veja o resultado no vídeo abaixo.




A pergunta é: E quem dirige/pilota seu veículo de forma prudente, atenciosa, respeitando os limites de velocidade, usando os equipamentos exigidos por lei, mantendo em dia a manutenção de seu veículo e documentos necessários para trafegar, e mesmo assim, tem de pagar e ser penalizado por outros que, de alguma forma, não cumpriu com a sua parte no negócio?





Acidente mata jovem de 24 anos acidente entre um carro de passeio e uma motocicleta na manhã desta quinta-feira (20) em um cruzamento de Cuiabá. Conforme a Polícia Civil, o condutor da moto e o carro seguiam no  mesmo sentido, no entanto, o veículo fez a curva em um cruzamento sem aguardar o momento oportuno ou se atentar aos demais usuários da via,  e o  jovem acabou batendo na lateral do automóvel.

Temos direitos, e por mais que se possa pensar a lei faz seu papel em penalizar quem não a cumpre.
Ao contrário do que muita gente acredita o texto do Código Brasileiro de Trânsito CTB, valoriza essencialmente a vida, não o fluxo de veículos. Na redação de seus artigos, percebe-se uma preocupação acima de tudo com a integridade física dos diversos atores do tráfego, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Segundo o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) o maior, DEVE cuidar, respeitar e dar prioridade na via, sendo passível de multa os que não respeitarem as leis.

Pedestres têm prioridade sobre ciclistas; ciclistas têm prioridade sobre motos, moto sobre carros, e carros sobre caminhões e ônibus:
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
 (…)
§ 2º Respeitadas às normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
Ameaçar o ciclista com o carro é infração gravíssima, passível de suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo e da habilitação:
Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação. 

Respondendo a pergunta acima: Sim, quem cumpre com as obrigações legais, podem, na maioria dos casos, terem respaldo da lei.  Ao contrário à lei, o maior sempre irá causar maior dano ao menor, então motociclista não tente medir forças com os outros veículos, a moto não tem cinto de segurança, airbags, parachoque, lataria, e a segurança ativa é você, então respeite os ciclistas e pedestres, facilitará sua vida e a de outros.

O que deixo aqui não é que nós motociclistas temos o direito em tudo, ou que estamos sempre certos a todo o momento, não.  Na foto inicial, a moto desrespeitou o sinal vermelho, e causou o acidente com o veículo. Nosso amigo, instrutor de pilotagem segura, Carlos Amaral, mostra exatamente isto ao dizer, no tema: PORQUE TANTA PRESSA?
Sim, sentir pressa nos deixa agir egoisticamente. Faz com que nos esqueçamos dos perigos, aumentando os riscos que causamos aos outros. Aliás, nem sequer distinguir os riscos conseguimos, pois o foco está em não se atrasar! Até mesmo no ato de buzinar achamos que os outros têm a obrigação de sair da nossa frente.
Então, quer seja motociclista, motoqueiro ou motorista, o que importa é a sua consciência e atitude no trânsito, as leis nos regem para nos proteger, lembre se sempre disto. E o que todos nós queremos é
PAZ NO TRÂNSITO e MUITA PACIÊNCIA 
Afinal, lá na frente terá outro sinal vermelho.



Leia mais: http://www.cepam.pe.gov.br/legislacao/
blog MotordoMundo - Marcelo de Barros - http://motordomundo.wordpress.com/2012/09/10/o-que-voce-acha-disso-motoboys-ou-leoes/
Amaral Instrutor - http://amaralinstrutor.blogspot.com.br/2012/07/por-que-tanta-pressa.html
http://www.190kmhecrime.com/ 
R7.com TV RECORD -http://entretenimento.r7.com/programa-da-tarde/noticias/anderson-silva-encara-desafio-e-enfrenta-motoboys-nas-ruas-de-sao-paulo/

6 comentários:

  1. Eu fiquei na duvida se na imagem do segundo acidente, o de Cuiabá, se você achou que o culpado fosse o carro. Pela foto é óbvio que a moto estava MUITO acima do limite de velocidade da via, além do fato da via "parecer" pelo pouco que a foto mostra, sem mão unica nos 2 sentidos. Resumindo. Pediu para morrer.

    Abraço e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, MOTORDOMUNDO.
      Recebemos esta imagem sem muita informação por email, o fato é que não defendemos os atores dos acidentes e sim colocamos as fotos para deixar uma mensagem para reflexão.

      Nós achamos que por ter uma moto (ou carro) potente podemos acelerar em qualquer lugar, e colocar a nossa vida e a outros em risco é um problema sério hoje em dia. Queremos passar uma mensagem sadia que as decisões que tomamos estando dentro ou fora da lei reflete diretamente nos outros no trânsito.

      Grande abraço e obrigado por comentar
      ABCMOTOCLUBE

      Excluir
  2. Hello Brazilian riders

    This is a true history we need to be patience.

    I like this text and this part "so bikers do not try to measure forces with other vehicles, the bike has no seat belts, airbags, bumper, bodywork, and active safety is you, then respect cyclists and pedestrians, will facilitate your life and others."

    Here in canada we don't have this cruel traffic like Brazil, but someday this happen here.
    Thanks for share to us!
    Cristian - R1 rider

    ResponderExcluir
  3. Para ter audiência as emissoras não tem excrúpulos, o pior é um grande esportista como o Anderson Silva aceitar fazer uma materia sem vergonha desta.

    Poderia ter feito uma materia para ajudar a todos no trânsito, motos e carros, mas isso não deve ter repercussão não é mesmo?

    Se o que a Band queria é repercussão, a minha é de repúdio, ódio e raiva de ver grandes profissionais, jornalistas e o lutador passar por esta vergonha!!!

    BAND VCS ERRARAM EM FAZER ESSA MATERIA!!!

    Paulo Cezar Sobrinho - São Bernardo do Campo - SP

    ResponderExcluir
  4. Relacionamento Interpessoal:

    O ser humano vive em sociedade, convivendo em grupos sociais. Na sociedade ele compartilha de valores e princípios comuns à nação, denominados de identidade cultural, e exerce sua cidadania.
    Cidadania é o exercício, pelo cidadão, dos direitos e deveres que lhe são outorgados pelo Estado e pela Sociedade.

    O trânsito, neste contexto, torna-se um elemento de união entre diferentes grupos e segmentos sociais. Por isso, é importante que o cidadão conheça o Código de Trânsito Brasileiro, que possui não só as normas de utilização de vias, mas ações formadoras de valores em relação às relações que envolvem veículos, pedestres e uso do espaço público.

    Contudo, além de respeitar as leis de trânsito o cidadão atenta para os direitos das outras pessoas, para a preservação do meio ambiente e do patrimônio público, age de forma civilizada e procura cooperar com as outras pessoas, evitando confrontos e agressividade.

    Esta é a primeira lição do curso de formação de condutores e RECICLAGEM, a primeira que se aprende antes de começar a dirigir que todos deveriam saber!

    Abraço a todos os irmãos do ABC MC

    Thais Moura - São Paulo - Falcões MC

    ResponderExcluir

Se desejar perguntar alguma coisa, deixe o seu email na mensagem que entraremos em contato, ou se preferir envie sua mensagem para abcmotoclube@gmail.com

Um abraço
ABCMOTOCLUBE