sexta-feira, 29 de abril de 2011

Proibição para uso de pneus reformados para motos




por ABRAPNEUS - Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) vê com preocupação a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) em prorrogar até o dia 30 de junho de 2005 a suspensão da Resolução que proíbe o uso de pneus reformados (recapados, recauchutados e remoldados) para motos e outros veículos automotores de duas ou três rodas.

Neste período, a associação continuará a disseminar os resultados dos estudos que comprovam a falta de segurança que esses pneus oferecem à população em geral que vive – principalmente – nos grandes centros urbanos, onde há uma concentração de motos no tráfego diário de veículos.

Segurança
De modo geral, o pneu garante a estabilidade e o controle principalmente durante curvas, freadas e manobras repentinas, além de outras situações de emergências. No caso específico do pneu para moto, o produto não é projetado para ser reformado enquanto que – por exemplo – os pneus destinados aos caminhões e ônibus são projetados para serem reformados várias vezes. Mesmo assim, o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) emitiu uma Resolução que proíbe o uso de pneus dianteiros reformados em ônibus e micro-ônibus, levando-se em consideração a segurança dos motoristas, passageiros e da sociedade.

Para a proibição de pneus recauchutados para motos, a ANIP solicitou um teste de dirigibilidade e segurança desses pneus. O teste acompanhado pelo Instituto Falcão Bauer permitiu uma avaliação criteriosa sobre as diferenças de performance dos pneus reformados para motos, tais como:

• Os pneus novos oferecem maior precisão durante as manobras, enquanto os reformados apresentam uma deficiência de 40%

• Os pneus reformados de motos perdem 30% da estabilidade, quando submetidos a esforços

• A estabilidade do pneu de moto reformado é 65% menor em linha reta e 70% menor em curvas

• A aderência em solos molhados é 40% menor nos pneus reformados

• Em freadas, o pneu reformado precisa de mais tempo e espaço para parar.

Os resultados desse estudo serviram de base aos representantes da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do DENATRAN que discutiram o tema por mais de um ano, antes da emissão da Resolução.

Além disso, estudo recente da Universidade da Califórnia - realizado a pedido do Departamento de Segurança no Trânsito em Estradas Americanas (NHTSA) - mostra que os acidentes com motos são causados por perda de controle do veículo nas curvas e em freadas bruscas.

Diante disso, a indústria de pneumáticos reitera a importância da proibição do uso de pneus reformados em motos. O objetivo é garantir a segurança e a vida do usuário e da população brasileira. Essa posição vem sendo apoiada também pela ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas), AMM (Associação dos Mensageiros, Motociclistas, Mototaxi e afins do Estado de São Paulo) e SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), além do SINPEC (Sindicato Nacional da Indústria de Pneumáticos, Câmaras de ar e Camelback) que reúne os fabricantes de materiais para reforma de pneus de todos os tipos.





Fonte: http://abrambrasil.org.br/l_motocicletas.html
Teste de Pneus Remoldados em carros: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143211.shtml

Um comentário:

  1. Isso é um absurdo, n.ao tem nenhum cabimento o que estão falando, os pneus de motos são de total confiabilidade, essas pessoas que publicaram essa besteira deveriam pensar que milhares de pessoas vão ficar desempregadas diretas e indiretas, espero que o governo veja melhor essa questão.
    Um abraço.

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