sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Por que fazer um curso de PILOTAGEM de MOTOS?


Por CARLOS AMARAL - http://amaralinstrutor.blogspot.com/ 


Um dia destes, fui observar uma aula e um exame para se tirar carta para pilotar moto. O lugar era fechado, como um estacionamento dentro de uma escola estadual. Era necessário subir na calçada para entrar pelo portão. Havia muitos alunos nas calçadas, em frente ao portão de entrada. Os instrutores das auto escolas viam com suas CGzinhas, com o aluno na garupa, não davam o pisca e, se os alunos não saíssem da frente, acho que estes instrutores passariam por cima deles. Assim eu penso: qual vai ser a formação desses futuros pilotos, vendo este tipo de exemplo?

Nas MotoEscolas, não se ensina a olhar os espelhos, a manusearem os piscas e o pior,  não se ensina a frenar uma moto (onde o mais importante é parar a moto e não acelerar somente). Nos exames ( prova) não se verifica se o aluno sinaliza, olha nos espelhos.
A preocupação é não colocar o pé direito no chão na hora de parar a moto. Fico imaginando se a moto se desequilibra para a direita, então deixe-a cair, pois não pode pisar com o pé direito no chão?!


Soma-se a "preocupação" dos vendedores de moto se seu cliente sabe ou não pilotar, ou mesmo se conhecem os componentes de segurança da moto que está vendendo, para explicar como seu cliente pode utilizar com segurança.

Eu vejo jovens morrendo por não terem se formado com o mínimo de conhecimento dos perigos de se transitar de moto neste transito maluco. Vejo adultos que compraram sua moto caríssima e não pilotam , porque sua primeira experiência foi frustrante. Vejo pessoas que não se interessam na vida, mas no lucro que cada aluno de motoescola pode dar.

No Brasil a exigência para a pessoa que "TIRA" habilitação "A" para rodar/trafegar com uma CG é a mesma para uma 1000CC de ultima geração, não há um certo "TEMPO" de carta como ocorre com quem deseja se habilitar para CAMINHÃO com no mínimo 2 anos de carta de categoria "B" para se tirar a "D" e provar experiência, com testes específicos e práticos para se tirar a carta "E" com percurso e balisa com o cavalo e a carreta.
Infelismente muitos saem das autos escolas para serem vítimas de seu próprio destino, porque a MotoEscola não lhe ensinou nem o básico para se formar um condutor de motocicleta.

Na Europa, somente depois de uma "tempo" de carta em moto de baixa cilindrada, se pode conduzir uma maior e isto é gradativo, ele começa em uma baixa cilindrada, depois pega outra autorização de condução para uma média cilindrada e por final pode tirar a autorização para rodar com uma esportiva ou de alta cilindrada.

Algumas perguntas sugem:
As CFCs nos preparam para o que vamos enfrentar nas ruas?
O tempo e as experiências que passamos e dividimos nos preparam?
A confiança nos prepara para os imprevistos?
E por fim, só o equipamento de segurança nos prepara para os erros dos outros?
Como estar prontos e preparados para a vida em duas rodas?

Para falar sobre este assunto entrevistamos um especialista sobre o assunto e o nosso amigo Carlos Amaral é o nosso convidado.





Porque fazer um curso de pilotagem de motos?


Carlos Amaral - Eu pergunto para meus alunos que pilotam há mais de 30 anos e a resposta é muito interessante, pois eu mesmo me pergunto o que estes experientes pilotos querem no curso.

A minha conclusão é: quanto mais experiente, mais é necessário um curso. Nas estatísticas dos acidentes são os que pilotam a mais tempo que sofrem o maior nº de acidentes. Estes pilotos se surpreendem, pois não sabiam o quanto a moto pode fazer por eles no que se refere aos limites de segurança que elas possuem.





Tenho experiência, o que isto iria me ajudar?

Carlos Amaral - Acredito que todos podem aprender um algo a mais. Talvez o detalhe do acidente ou não, mas todos têm algo a aprender e a ensinar. Nos cursos há essa troca de informações entre os participantes.

Um dia desses, uma aluna não quis continuar o curso, pois ela achava que não precisava daquilo. Porém, eu insisti. Nas frenagens, ela me disse que nunca tinha feito aquilo. Ela ficou impressionada com o poder de frenagem de sua moto.

Em outro curso, um moto boy começou a chorar depois de treinar frenagens, pois disse que se soubesse que frear é daquela forma, não se acidentaria com m caminhão na Marginal.

O experiente não é tão experiente que não precise de algo a mais. Esse mesmo experiente pode, assim, ajudar outros com seus ensinamentos. Os cursos de pilotagem são para todos. Seja qual for o tipo de curso, é necessário!





Como os seus alunos chegam e sai após o curso, principais dificuldades, medos, nível de conhecimento etc.?

Carlos Amaral - Bem, muitos alunos ficam receados e envergonhados, pois acreditam que não conseguem realizar os exercícios.

Mas, é incríveis, os menos experientes junto com os mais experientes se nivelam. Tornam-se iguais.

Geralmente o menos experiente não possui "vícios" e o mais experiente possui. Assim, eles saem do curso com os mesmos comentários: "Nunca imaginei que minha moto pudesse inclinar assim..." ou "Não sabia que eu conseguiria fazer isso ou aquilo..." Eu me impressiono com eles.

Deixe algumas dicas de pilotagem: Na estrada e Trackdays/Autódromo

Carlos Amaral - Os acidentes em estradas e em condições urbanas acontecem, em 86% por fatores comportamentais, sem que a moto fosse culpada do acidente.

Minha dica está no post: Habilidade Comportamental e Habilidade Técnica. Qual delas é mais importante em meu Blog.

Em autódromo, deverá conhecer muito bem os limites de sua moto, respeitar esses limites evitará quedas. Usar mais razão do que emoção, pois velocidade é adrenalina pura, e essa adrenalina pode cegar a necessidade de se usar muita técnica.

Na estrada

Procure manter uma velocidade compatível com as condições da estrada, o mais próximo da máxima permitida. Lembre-se de que quanto mais rápido você andar, o número de veículos que vão te ultrapassar será menor e cada ultrapassagem é um risco adicional. Mantenha os faróis acesos mesmo de dia.

Ocupe sempre o meio de sua faixa de rolamento. Não fique no canto direito da pista para não ser "prensado" por um outro veículo contra o acostamento. Se estiver trafegando em pista de mão dupla e um veículo for te ultrapassar, desloque-se um pouco para a direita e sinalize com a mão esquerda discretamente para que o motorista perceba que você tem a intenção de facilitar a ultrapassagem.
Não saia da pista para o acostamento. Isso além de ser perigoso e ilegal, transmite para o motorista uma grande insegurança de sua parte e a certeza de que ele é mais importante do que você.

FRENAGEM: freiar deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da frenagem. Freiar um moto não é igual a freiar uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bicicleta com a roda de trás. A moto é diferente, todo peso se desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve freiar 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite freiar em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima e o tombo é certo. Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre freiar antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro!

Estes e muito mais conceitos de pilotagem segura se aprende no curso, e isto irá mudar o seu modo de pensar e posicionar em cima de sua tão amada moto.

O motociclista tira a Carta de Habilitação sem noção nenhuma do que realmente é uma motocicleta!


Entrevista com CARLOS AMARAL
INFORMAÇÕES PELOS E-MALS: amaralmoto@globo.com  ou amaralmoto@ig.com.br  ou por FONES : 11 7590 2040 (VIVO) / 11 4365 2008/Skype: amaral.instrutor
http://amaralinstrutor.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/amaralinstrutor
 
Leia mais em: Você Está PRONTO e PREPARADO Para Pilotar?

Um comentário:

  1. Olá pessoal, fiz o curso com o Amaral em fevereiro, MUITO OBRIGADO pela indicação pois peguei o anuncio publicado na intranet da Mercedes.
    Trabalho usando a motoca para ir ao trabalho todos os dias usando a minha nova Mirage650 preta.
    Indico a todos que queira ter mais habilidade, capacidade e principalmente consiência de uma pilotagem defensiva, o curso mostra como vc pode usar os recursos da sua moto e quais condições usar em qual limite específico da sua moto.

    Fiz o curso depois de pegar a Mirage porque achei que iria ajudar pelo motivo de estar saindo de uma moto de menor cc para uma maior, o detalhe é que se tivesse feito o curso antes MUITAS situações em que passei apertado poderia ser avitado. Fechadas, freiadas e outros problemas que enfrentamos todos os dias pode ser evitado usando a direção defensiva.

    Um abraço
    Paulo Silva Feruccio

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